Olá, tudo bem? Meu nome é Anderson Satori e neste artigo vou explicar um pouco sobre a matriz de priorização e como ser mais assertivo na produtividade!
Assim sendo, caso tenha dificuldade com a priorização das suas demandas este artigo é para você.
Portanto, continue lendo e entenda:
- O que é matriz de priorização?
- Como usar a matriz de priorização na prática?
- Dica adicional sobre produtividade!
- Conclusão!
Desse modo, procure ler atentamente todo o artigo para que você absorva o máximo de informações úteis na busca por mais produtividade.
O que é matriz de priorização?
Em síntese, a matriz de priorização é uma maneira de elencar suas atividades de acordo com a sua importância e urgência.
Desse modo, você pode imaginar um gráfico cartesiano que será dividido em quatro quadrantes, sendo eles:
- Urgente / Importante;
- Urgente / Não importante;
- Não urgente / importante;
- Não urgente / não importante;
Dessa maneira, ao dividir as demandas que você têm para executar na sua rotina e precisa entender sua prioridade essa ferramenta vai te ajudar.
Isto é, baseado na sua classificação de cada atividade você obtém a capacidade de decidir o que fazer como prioridade, o que delegar, o que deixar para depois ou o que não fazer.
Como usar a matriz de priorização na prática?
Em suma, como explicado anteriormente há quatro classificações possíveis para cada demanda que você tem.
Portanto, para cada classificação você deve escolher como e quando fazer cada uma dessas atividades.
Nesse sentido, siga a seguinte regra para decidir como proceder:
Urgente / Importante
Em princípio, são atividades que precisam ser executadas com o máximo de celeridade e também são importantes para o seu empreendimento, como problemas que ocorreram no momento e precisam de solução, como apagar um incêndio.
Urgente / Não importante
São atividades que apenas interrompem seu ritmo de trabalho e podem ser realizadas por outras pessoas ou podem ser automatizadas, desse modo, procure delegar este tipo de atividade e apenas supervisionar a execução.
Não urgente / Importante
Em síntese, este tipo de atividade são importantes, mas podem ser realizadas depois, como é o caso de planejamento, análise e outras atividades que tem foco no médio e longo prazo. Portanto, procure agendar este tipo de atividade e alocar um tempo na agenda para sua execução.
Não urgente / Não importante
Por fim, este tipo de demanda tem apenas a finalidade de fazer você perder tempo e não focar no que realmente é fundamental para o crescimento e manutenção do seu empreendimento. Dessa maneira a recomendação é excluir essa atividade da lista de demandas.
Dica adicional sobre matriz de priorização!
Em princípio, todas as pessoas profissionalmente ativas sentem a pressão por ser mais produtiva e gerar mais resultados para si e para seu empreendimento.
No entanto, ao realizar diversas atividades e focar apenas na execução pode ser um tiro no pé quando falamos de produtividade.
Isto é, não existe uma ligação entre fazer muito e produzir muito, portanto foque em ser produtivo e não viver ocupado com as demandas.
Dessa maneira, foque em utilizar a matriz de priorização para identificar quais atividades você pode excluir da sua lista de demandas.
Além disso, sempre que possível delegue ou automatize as atividades, mas não são tão importantes para seu empreendimento.
Conclusão!
Por fim, como é possível notar na leitura deste artigo sobre a matriz de priorização, você precisa aprender como classificar as atividades.
Assim sendo, cada uma das demandas que há hoje na sua lista de atividades precisa de compreensão e organizadas de acordo com sua importância e urgência.
Por outro lado, além de classificar você identifique o que realmente é sua prioridade, decidindo delegar ou até mesmo excluir a atividade da lista para ser mais produtivo.
Se você ficou com alguma dúvida sobre este tema deixe um comentário abaixo, e caso tenha interesse neste tema sugiro que siga meu instagram @andersonsatori.
